EXAMES CLÍNICOS

Adaptação de Lente de Contato Gelatinosa

As lentes de contato gelatinosas são utilizadas para corrigir graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As lentes são descartáveis, e suas trocas podem ser diárias, quinzenais ou mensais dependendo do fabricante e o tempo contabilizado deve ser o da abertura da embalagem da lente. Existem ainda lentes anuais mais específicas para alguns pacientes.

Biometria Ocular

A Biometria Ocular é o exame que mensura várias características anatômicas do olho que são necessárias para o cálculo do poder refrativo da lente intraocular, na Cirurgia de Catarata.

Campo Visual Computadorizado

Auxilia o médico a diagnosticar doenças de acordo com as respostas aos estímulos – de acordo com o defeito de campo visual apresentado no exame – além de auxiliar no diagnóstico e acompanhamento da progressão do glaucoma, doenças que afetam o nervo óptico, retinopatias e doenças neurológicas.

Check-up de Glaucoma

O CHECK-UP REGULAR PARA GLAUCOMA inclui testes de rotina, como a TONOMETRIA (medida da pressão) e a OFTALMOSCOPIA (fundo de olho), e testes específicos, realizados quando existe a suspeita de Glaucoma, como a GONIOSCOPIA, a PERIMETRIA (campo visual), a ANÁLISE DA CAMADA DE FIBRAS NERVOSAS GDx e a TOMOGRAFIA DE NERVO ÓPTICO - OCT.

É muito importante ter seus olhos examinados regularmente para excluir a possibilidade de Glaucoma. Esses testes devem idealmente ser realizados aos 35 e 40 anos, sendo repetidos a cada 2 anos, até os 60 anos, e então anualmente. As pessoas que têm algum fator de risco devem ser examinadas a cada 1 ou 2 anos a partir dos 35 anos.

Curva Tensional Diária

Exame que consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia. Permite o traçado de um gráfico com os períodos da maior e da menor medida, orientando assim os horários da prescrição medicamentosa. Esse exame é necessário tanto para o diagnóstico, quanto para o monitoramento de pacientes com glaucoma, uma vez que a pressão intraocular sofre oscilações nas 24 horas do dia. Podem ser feitas medidas de 2 em 2 horas ou 3 a 4 vezes ao dia, entre as 8 e as 18 horas. Mais raramente interna-se o paciente para medidas à noite e pela manhã no leito.

Outros Exames